Se você quer saber como é o inverno em todo o Chile, e especialmente em Santiago, fique aqui e garanta as melhores dicas!
As belezas naturais do inverno chileno, são paisagens incríveis, onde de norte a sul, você fica impressionado com a beleza. É possível ver a neve e seus pontos nevados em quase toda a extensão do país:
Região Central
Aqui é onde está a capital, Santiago. Portanto nela, você pode fazer os passeios turísticos aos quatro pontos com neve mais próximos: Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones. Então aproveite para aventurar-se no esqui, ou se divertir em um parque de neve, em Farellones;
Região Sul
É a zona do país onde mais neva, e as temperaturas também são mais baixas. Pucón, Chillán e Puerto Varas são algumas das cidades que você pode conhecer.
Conhecer vulcões ativos de perto, ou estações de ski são uma ótima pedida. Se você é adepto de caminhadas, um trekking em Torres del Paine vai marcar a sua vida!
Região Norte
O Deserto do Atacama também conta com paisagens nevadas de tirar o fôlego! Então aproveite e visite o deserto mais árido do mundo, também no inverno. É lindo e vale a pena em qualquer estação!
Primeiramente o Chile é um país com uma beleza natural riquíssima, e como os passeios turísticos envolvem natureza, as condições climáticas regem as regras, ou seja, se houver muita neve, as estradas fecham por questões de segurança.
Então aproveite a sua viagem e não deixe de conhecer a gastronomia local, com pratos deliciosos à base de frutos do mar e peixes (salmão chileno sempre uma boa pedida) acompanhados de sucos naturais de frutas (experimente chimiroya ou frutas vermelhas).
E os vinhos? Esses merecem um capítulo à parte: são uma das joias aqui do país, conheça as Vinícolas e desfrute ao máximo essa experiência!
Você, leitor aqui do blog, já sabe que no Chile neva no inverno. Mas em Santiago também? Será que na porta do seu hotel vai ter neve no inverno?
Sinto muito te informar, mas é raríssimo nevar na cidade.
Neste ano, 2024, por poucas horas, o que garantiu a alegria de toda a cidade, nem preciso falar das crianças, ou de los niños.
Mas, dá pra sentir o frio do inverno, porque a cidade está pertinho da Cordilheira dos Andes (40km), o que garante que a sua viagem será incrível e gelada.
A cidade oferece boas opções de entretenimento, mesmo no inverno, e praticamente todos os passeios turísticos funcionam o ano todo. Mesmo no inverno vale a pena conhecer Valparaíso e Viña del Mar, por exemplo.
Agora, se a sua intenção é ver a neve de perto, e aproveitar tudo o que ela pode oferecer, confere aqui:
Valle Nevado
Considerado a maior estação de ski da América Latina, com grande estrutura de hospedagem, conta com mais de 20 montanhas, complexo de resort e palco de campeonatos de ski/snow – tudo é 5 estrelas.
Se você não quiser praticar o esporte, você pode se hospedar nos hotéis do Valle e curtir a experiência da montanha.
Festas e eventos também acontecem aqui durante o inverno.
Valle Nevado serve para todos os níveis de experiência com ski/snow, porém, o nível mais facil aqui, é um pouco puxado! O mesmo vale para os preços.
Farellones
Este pequeno povoado, cheio de casas de temporada, pousadas, chalés e até hostel, é a opção mais barata – quando se fala em hospedagem na montanha, para quem quer viver alguns dias na montanha.
A menina dos olhos aqui é o Parque Farellones, um complexo de atividades ligadas a neve, e é incrível para todas as idades!
Escola de ski/snow, tirolesa, teleférico, trenó na neve, snowbike (bike adaptada com pneus largos para andar na neve), brinquedos menores para crianças aproveitarem…
Além de food trucks, e restaurantes ao lado de fora, tudo para que os turistas passem o dia todo por ali, aproveitando cada atividade.
A entrada para o parque é paga e você pode comprar através de uma agencia de turismo – além de sair mais barato, você evita filas na hora de entrar.
Em se falando de ski/snow, a única opção é dentro do parque, mas aqui a pista é bem restrita, e conta com uma pista pequena, mais indicado para quem quer ter o gostinho de esquiar, mas também aproveitar o parque.
A atividade de ski/snow por aqui é mais indicado para crianças.
Além do Parque Farellones você pode passear pelas ruas quem parecem cenário de filme, e ainda aproveitar para almoçar no restaurante Hotel Farellones – uma das poucas opções que se tem por ali, mas delicioso.
La Parva
Aqui temos um conglomerado de prédios ao pé da montanha – e aqui as casas e prédios ao pé do morro são as mais luxuosas (ao contrário do Brasil) – onde a maioria dos apartamentos são dos chilenos milionários, que têm os seus apartamentos de férias, para esquiarem.
La Parva é considerado puro luxo, não só pela localização, como também pelo nível de dificuldade das suas pistas de ski, e por ter ligação com as montanhas do Valle Nevado – é possível esquiar em La Parva e terminar no Valle.
Por aqui também há rede hoteleira, mas sem tanta opção de diversão como no Valle Nevado.
La Parva é indicado para todas as idades, inclusive muitas crianças vêm esquiar por aqui, por não ser tão cheio como o Valle.
El Colorado
Vizinho de La Parva, costuma-se dizer que é a segunda opção mais barata para hospedagem nessa região (a primeira é Farellones), contando com apartamentos e casas para temporadas.
El Colorado segue também com uma ótima estrutura de escola de ski/snow para iniciantes, além de pistas excelentes e com diversos níveis de dificuldade.
Por aqui se reúnem durante o inverno, algumas seleções europeias de ski, que aproveitam Colorado para treinar, e também fazerem algumas festinhas no por do sol, com DJ!
Enfim, existem muitas agências de turismo em Santiago que oferecem os tours acima, portanto é extremamente recomendável que você faça através deles, pois, é perigoso alugar um carro e ir por conta própria subir a montanha com neve.
Além do fato de serem 40 curvas até Farellones, e mais 20 curvas até o Valle Nevado, elas são na maioria fechadas, e com neve no asfalto o risco de derrapar ou até mesmo causar um acidente – inclusive fatal, é muito grande.
Então, escolha uma agencia com experiência, bom atendimento e acima de tudo, bem recomendada.
